domingo, 24 de junho de 2012

Ciclo Vicioso ou Círculo Vicioso?

http://eduardoaranda.com/wp-content/uploads/2011/01/flechas_en_circulo-13550.jpg
“Ciclo” e “círculo” têm, etimologicamente, o mesmo sentido.
A diferença é que o primeiro termo é de origem grega, e o segundo, latina.
Pode-se, portanto, inferir que tanto faz dizer “ciclo/ círculo vicioso” e “ciclo/ círculo virtuoso”, certo?
Não, não é bem assim.
Ocorre que a expressão legitimada por dicionários e gramáticas é tão somente “círculo vicioso”.
Não há nessas obras o registro de “ciclo vicioso”.


Logo, nos textos da língua culta, a expressão a ser usada é “círculo vicioso”, cujo correspondente positivo é “círculo virtuoso”.

0 comentários:

Postar um comentário

-Por Favor não insultem os outros usuários Blog.
-Não use palavras Inapropriadas.
-Caso tenha uma sugestão para uma postagem ou para que melhoremos o blog por favor fação contato com nossa equipe

Obrigado...Equipe NoodllesNews